Cores puras e compostas

As cores que vemos são sensações de fótons (uma onda-partícula) em determinadas frequências* captadas por sensores intraoculares.
Nossos olhos possuem sensores, chamados cones, somente para as cores vermelho, verde e azul. As outras cores como laranja, amarelo e violeta são interpretados pelo nosso cérebro pela mistura das cores (vermelho, verde e azul), isso significa que podemos enxergar um amarelo puro por causa de sua proximidade com vermelho e verde ou, simplesmente, a mistura de vermelho com verde sem nenhum amarelo real e, mesmo assim, enxergamos os dois "amarelos" igualmente.
A definição de cores de luz pura ou composta é diferente de "Cores primária e secundárias" mas possuem uma certa relação.
As cores primárias e secundárias possuem duas definições:
1) Para as misturas de cores em tintas e pigmentos as cores primárias são vermelho, azul e amarelo. O restante das cores são meras misturas delas, como exemplo o pigmento verde é formado por 50% de pigmento azul e 50% de pigmento amarelo.
2) Para as misturas de luz, como exemplo a tela do computador e da televisão, as cores primárias são vermelho, azul e verde. E o restante a mistura delas, como exemplo e ao contrário da mistura de pigmentos, a luz amarela pode ser uma mistura de 50% de luz vermelha e 50% de luz verde.
Como nossos olhos possuem a percepção correta somente do vermelho, verde e azul, somente essas são realmente puras, as outras podem ser puras ou compostas e as enxergaremos da mesma maneira.
Um último fato curioso é o violeta que, na sua forma impura, é mistura de azul com vermelho, mas como pode ser se o vermelho está numa frequência bem abaixo? O que acontece é que o violeta impuro seria a mistura do azul com o dobro da frequência do vermelho que possuiria uma característica vermelha também, ou seja, se pudéssemos seguir enxergando as cores maiores ou menores do espectro visível, haveria uma repetição das cores. Podemos fazer uma analogia com as notas musicais que se repetem do Dó ao Si, porém em oitavas diferentes, a nossa visão enxerga apenas um das "oitavas" da luz.
As luzes puras, normalmente vêm de fontes com luz branca como o sol ou certas lâmpadas e poderíamos vê-las usando filtros de luz ou decompor por um prisma, por exemplo. Como experimento, se decompor uma cor composta amarela com um prisma, haverão somente vermelho e verde e, no lugar onde deveria ter amarelo, vai estar sem cor alguma.
A controvérsia é que quanto mais puras as luzes de cores consideradas "secundárias" como amarelo, laranja e violeta menos as enxergamos pois os cones oculares não as captam diretamente. Em um experimento que fiz com a decomposição da luz solar com prisma, essas cores chamadas secundárias vão ficando menos intensas e mais estreitas proporcionalmente em relação às cores vermelho, verde e azul índigo conforme a decomposição vai se espalhando.
*Frequência, quando nos referimos às ondas eletromagnéticas, é a quantidade de repetição de ciclos durante um segundo. Sua unidade é Hertz (Hz).